O que as cidades com melhores índices de saneamento podem ensinar

Home EstudoEstudos ITB
[caption id="attachment_3408" align="aligncenter" width="734"]índices de saneamento Estação de tratamento de esgoto em Franca - SP[/caption]

Anualmente, o Instituto Trata Brasil desenvolve o Ranking do Saneamento Básico, que elenca as 100 cidades com melhores índices de saneamento, como abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e investimentos no setor. As cidades nas primeiras posições são exceções num país muito atrasado neste setor.

Confira Índices de saneamento

A cidade de Franca, em São Paulo, se mantém há dois anos na primeira posição, com ótimos índices de saneamento. O abastecimento de água e coleta de esgoto para 100% da população. A cidade é uma das poucas do Brasil com universalização da coleta de esgoto. Segundo a SABESP, concessionária responsável pelo saneamento no local, os bons índices são resultado de ?bom planejamento e gestão? e de grandes investimentos. Em 2014, foram gastos mais de R$ 66 mil.

Já a paranaense Maringá ocupa a 2ª posição há dois anos, com abastecimento de água para todos os habitantes e 95,2% de coleta de esgoto, dos quais 93,58% são tratados. A concessionária Sanepar relata que os resultados são fruto de três fatores. O primeiro deles é que uma mudança de gestão nos últimos quatro anos, em que os indicadores são analisados frequentemente e quando há alguma mudança negativa, são elaboradas ações ?o mais rápido possível para reverter a situação?.

Os outros fatores para bons índices de saneamento são a melhor preparação técnica dos funcionários, para padronizar e otimizar processos, e constantes melhorias nos sistemas de esgoto e de abastecimento de água, a fim de atender mais pessoas e diminuir o índice de perdas na distribuição.

Os bons métodos de gestão se repetem em várias outras cidades do Paraná: o estado tem mais três cidades entre as 10 primeiras colocadas no Ranking do Saneamento de 2015.

Londrina, Curitiba e Ponta Grossa ocupam as posições 4, 5 e 8, respectivamente. As três cidades garantem água a 100% dos moradores e mais de 95% de esgoto tratado.

No Rio de Janeiro, a cidade de Niterói se destaca, ocupando a 6ª posição da lista. Foram R$ 150 milhões investidos nos últimos cinco anos e a concessionária responsável pela região, a Águas de Niterói, diz que os motivos para este avanço se devem a parceria entre todos os órgãos e a transparência na comunicação com a população, ?para que ocorra o engajamento e participação de todos?.

Os municípios citados têm em comum a boa gestão e constantes melhorias nos sistemas que compõem o abastecimento de água e coleta de esgoto.

Os resultados são a melhoria da qualidade de vida em vários aspectos, a valorização do turismo e da economia e desenvolvimento para as cidades. Para ver a lista das melhores cidades em saneamento do país, clique aqui.

 

NEWSLETTER

CONTATO

(11) 3021-3143