A água é um dos principais elementos presentes em nosso cotidiano, e é de extrema importância que esse recurso seja adequado para a qualidade de vida e uso da população. A água contaminada pode implicar prejuízos à qualidade de vida da população e à economia do país.
De acordo com dados da Análise"IMPACTOS NA SAÚDE DECORRENTES DE AGRAVOS RELACIONADOS A UM SANEAMENTO BÁSICO INADEQUADO NOS 100 MAIORES MUNICÍPIOS BRASILEIROS", realizado pelo Instituto Trata Brasil, é essencial destacar a importância de relacionar doenças com a falta de saneamento básico no país, pois cerca de 34 milhões de brasileiros ainda não possuem água tratada em suas residências. Isso preocupa, pois o atendimento à água tratada é vital para a saúde e a falta do acesso regular à água pode fazer com que as pessoas a armazenem de forma inadequada.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde ? OMS e o UNICEF ? Fundo das Nações Unidas para a infância, a melhoria das condições de saneamento tem um papel fundamental na redução de doenças relacionadas ao saneamento inadequado. Estudos relacionados às condições de saneamento básico, em especial o acesso das pessoas aos serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos, também apontam que os indicadores de ?morbidade? e ?mortalidade? por enfermidades diarreicas, entre outras doenças, estão entre os que apresentam mais forte correlação com os indicadores de saneamento.
A falta de saneamento básico é um fator que merece extrema atenção, uma vez que rios e lagos poluídos aumentam o índice de doenças. Quer evitar doenças transmitidas pela água? Saiba como!
Dicas para evitar doenças veiculadas pela água:
- Fique atento com a coloração da água dos poços artesianos e/ou encanamentos;
- Mantenha os recipientes para armazenamento de água sempre limpos e bem fechados;
- Procure beber água que tenha sido filtrada e/ou fervida;
- limpe caixas d'água a cada seis meses
- higienizar alimentos com água potável
- Não jogue lixo em esgotos, córregos e terrenos baldios, pois além de atrair animais, dificulta o escoamento da água, causando consequentemente inundações.