O cenário do uso das Águas Subterrâneas no Brasil

Home EstudoEstudos ITB
Poço Artesanal

O Brasil apresenta um sistema de saneamento básico extremamente precário, cerca de 35 milhões de brasileiros não têm acesso à água tratada, mais de 100 milhões sem coleta dos esgotos, somente 45% dos esgotos são tratados e 38% da água potável é perdida nos sistemas de distribuição.

Um dos últimos estudos do Instituto Trata Brasil, em parceria com o CEPAS|USP - Centro de Pesquisa de Águas Subterrâneas da USP , no estudo intitulado ?A Revolução das águas subterrâneas no Brasil:  Importância do recurso e os riscos pela falta de saneamento básico? diz que, em termos populacionais, dos 172 milhões de brasileiros que têm acesso à rede pública de água, 30,4 milhões (17,7%) são atendidos pelas águas subterrâneas; os 141,6 milhões restantes (82,3%) por fontes superficiais.

As águas subterrâneas encontram-se sob a superfície terrestre, constituindo os chamados aquíferos. São extremamente importantes para a segurança hídrica brasileira, já que lá encontram-se 97% das águas doces, o que os torna o maior reservatório de água potável da humanidade.

O estudo feito pelo Instituto Trata Brasil, mostra que 52% dos 5.570 municípios brasileiros são abastecidos total (36%) ou parcialmente (16%) por águas subterrâneas. Essas águas são fundamentais, especialmente para os municípios menores, sendo a única opção de 48% dos municípios com população menor que 10 mil habitantes e para 30% daqueles com 10 a 50 mil habitantes.

No Brasil, as águas subterrâneas são extraídas principalmente por poços tubulares, cujas vazões são grandes e normalmente usadas por indústrias, prédios, comércio, condomínios, entre outros.

Segundo estimativas do estudo em questão, temos somente em torno de 2,5 milhões de poços tubulares e estima-se que os custos envolvidos na perfuração e instalação deles somam mais de R$ 75 bilhões, ou seja, valor equivalente a 6,5 anos de investimentos do Brasil em água e esgotos (a valores de 2016).

Esses 2,5 milhões de poços são estimados, uma vez que 88% deles são clandestinos, ou seja, estão fora dos cadastros oficiais do poder público. O total de água extraída nesses poços é de 17.580 Mm3/ano (557 m3/s), volume suficiente para abastecer toda a população brasileira em um ano.

Os principais usos do recurso subterrâneo são:

Para concluir, as águas subterrâneas são essenciais para a vida, pois abastecem cidades e campos, servem para diversas atividades econômicas, sustentam os rios, lagos, mangues e pântanos. Sem elas, as florestas em regiões de clima seco ou tropical não sobreviveriam, nem os ambientes aquáticos existiriam ou cumpririam as suas funções no ambiente, além disso elas colaboram muito para a melhora do saneamento básico do país, levando água para diversas residências e disponibilizando a milhões de brasileiros o acesso a esse recurso tão importante. A partir disso, devemos mantê-las sempre limpas e disponíveis para uso, já que o subsolo do país recebe cerca de 4.329 Mm3 de esgotos por ano, dificultando o tratamento e contaminando a água, podendo gerar complicações na saúde da população.

Para saber mais sobre águas subterrâneas acesse nosso estudo no site : http://www.tratabrasil.org.br

NEWSLETTER

CONTATO

(11) 3021-3143