O Rio de Janeiro continua… sem saneamento básico!

Home EstudoEstudos ITB
[caption id="attachment_6562" align="aligncenter" width="1024"] Pixabay[/caption]

Dia 01 de março é comemorado o aniversário da cidade do Rio de Janeiro. Destino comum de turistas do mundo inteiro, principalmente cartão postal do Brasil.

Gilberto Gil já dizia que ?o Rio de Janeiro continua lindo?, contudo infelizmente a capital fluminense enfrenta dificuldades ambientais, principalmente em relação ao saneamento básico, colocando as atividades turísticas também em risco.

Dados de apenas uma das empresas que atendem a capital (CEDAE) divulgados pelo Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento básico (SNIS), ano base 2017, mostram que o índice de abastecimento de água tratada na cidade é 99,16%; a situação mostra-se preocupante em relação ao índice de coleta na cidade, no qual 66,18% da população tem estes serviços. O índice de esgoto tratado é de 43,23%.

Estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil, ?Benefícios Econômicos e Sociais do Saneamento Básico?, analisou os efeitos do saneamento no estado do Rio de Janeiro e também na cidade, onde vivem mais de 6 milhões de pessoas.

A análise indica os resultados positivos que podem ser gerados nos próximos anos com a ampliação dos serviços de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e foi feita com dados do SNIS 2017.

 

 

NEWSLETTER

CONTATO

(11) 3021-3143