São José dos Pinhais subiu 46 posições no Ranking do Saneamento durante os últimos anos
Na recente edição do Ranking lançada em 2022, a cidade paranaense figura na 3ª posição
Todo ano, o Instituto Trata Brasil divulga uma nova edição do Ranking do Saneamento. A partir de dados do SNIS (Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento), o estudo analisa os indicadores dos serviços básicos e realiza um ranqueamento das 100 maiores cidades do Brasil, sendo assim, o objetivo é mostrar quais são os desafios que país ainda enfrenta para cumprir com os compromissos nacionais e internacionais em água tratada, coleta e tratamento de esgoto.
Em março deste ano, o ITB lançou a 14ª edição do Ranking. Entre as primeiras posições presentes no relatório, o município de São José dos Pinhais (PR) figura na terceira colocação. Analisando ao longo dos últimos anos, a cidade localizada no Paraná está evoluindo consideravelmente. Desde 2016 até o recente ano de 2022, o município saltou da 49ª posição para a 3ª colocação.
Tabela 1 – Evolução de São José dos Pinhais no Ranking do Saneamento entre 2016 e 2022
Segundo dados do SNIS (ano base de 2020), a cidade com aproximadamente 330 mil habitantes abastece 100% da população com água potável e 81,96% dos moradores têm atendimento à coleta de esgoto. Além disso, a cidade trata 71% dos esgotos gerados; e 25,4% da água potável produzida não chega de forma oficial para as residências do município.
Comparando com os indicadores presentes no Ranking de Saneamento de 2016, no qual a cidade estava na 49ª posição, a população com acesso à água era de 97,76%, enquanto apenas 56,44% dos habitantes tinham coleta de esgoto; e somente 56,72% do esgoto gerado era tratado. Em relação ao indicador de perdas na distribuição, o município desperdiçava 36,59% da água potável produzida.
Durante os anos, o município foi evoluindo gradativamente nos indicadores de saneamento, uma das principais melhoras observadas na localidade foi no esgotamento sanitário, isto é, a cidade evoluiu 25,52 pontos percentuais no atendimento de coleta de esgoto e 14,28 p.p no tratamento dos esgotos.
O município de São José dos Pinhais está no caminho para alcançar as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento. Em relação ao índice de atendimento de água potável, a cidade já está nos padrões de excelências previstos. Entretanto, até 2033 (prazo para o cumprimento das metas), a localidade deve continuar seus esforços para a universalização do saneamento a fim de alcançar a meta de 90% dos habitantes com acesso aos serviços de coleta e tratamento dos esgotos.