O próximo dia 28 de Julho será marcado pelo Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais, dos tipos B e C.
Apesar da campanha não tratar especificamente da Hepatite A, que também é considerada viral, é importante relembrar desta doença que é transmitida pelo contágio fecal-oral, água e alimentos contaminados. A maior causa desta contaminação é causada pela falta de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos ? serviços que ainda não chegaram a muitos bairros das cidades brasileiras.
O estudo ?Esgotamento Sanitário Inadequado e Impactos na Saúde da População?, desenvolvido por pesquisadores a pedido do Instituto Trata Brasil, revelou que a Hepatite A é considerada a segunda doença mais associada à falta de saneamento básico no Brasil, após as diarreias.
É fundamental, portanto, se vacinar contra a doença e reivindicar da Prefeitura que sua casa, seu bairro e sua cidade tenham campanhas de higiene e os serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos.
O material completo sobre o estudo encontra-se no site do Instituto Trata Brasil ? área de ?Doenças x Saneamento?, link http://www.tratabrasil.org.br/detalhe.php?secao=32 .