Água: preservar para viver

Home Institucional
Imagem de Katja Just por Pixabay

No dia 22 de março foi comemorado o Dia Mundial da Água. Essa data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e apresenta como principal objetivo pautar a discussão sobre esse tema, procurando melhoras e soluções para o principal recurso do planeta.

Dados retirados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS ? Ano Base 2018) mostram que apenas 83,62% dos brasileiros são atendidos com abastecimento de água tratada e quase 35 milhões não apresentam acesso a este serviço básico.

Dentre as 5 regiões brasileiras, a região Norte é a que apresenta dados mais críticos, pouco mais da metade da população nortista recebe água em residência, cerca de 57,54%. Número muito abaixo, fazendo com que milhares de pessoas usem para consumo uma água não tratada, aumentando o risco de adquirirem doenças de veiculação hídrica. Quando vamos mais afundo, vemos que no estado do Amapá, a situação é ainda pior, apenas 34,9% da população conta com os serviços de abastecimento de água. A melhor Unidade da Federação com melhor porcentagens nesse serviço é o Distrito Federal, com 99%.

Outro dado de extrema importância relacionado ao recurso mais importante do mundo é relacionado às perdas de água. As perdas podem ser chamadas de reais ou aparentes, as chamadas perdas reais são as associadas aos vazamentos, já as perdas aparentes são a falta de hidrômetros, erros de mediação, ligações clandestinas e ao roubo de água (gato).

Dados também retirados do SNIS apontam que em 2018, o Brasil perdeu 38,45% de volume de água na distribuição. Ou seja, para cada 100 litros de água produzida no Brasil, 38 são perdidos diariamente. 

Os impactos derivados das perdas de água afetam principalmente a receitas dos prestadores de serviços (água e esgoto) no país. Entre as 27 Unidades da Federação, Roraima é o pior estado quando falamos em perdas na distribuição, só em 2018 foram 73,44%. Já o estado de Goiás fica com o melhor índice, perdendo 30,23%. 

Agora que vocês estão atualizados sobre a situação da água no país, em comemoração ao dia mundial da água, encerraremos o texto do blog de hoje com 20 curiosidades sobre esse recurso tão importante:

1 - A água cobre 70% da superfície da Terra.

2 - O Brasil tem 13,7% de toda água doce do planeta.

3 - 80% do total de água doce do Brasil está na Bacia Amazônica.

4 ? O ser humano consome apenas 10% da água do planeta. Os outros 90% se dividem em atividades industriais e agricultura.

5 - 80% das doenças do mundo são resultados da ingestão de água contaminada.

6 - 2% da água do planeta está nos glaciares e icebergs.

7 - Mais de metade das reservas de água doce no mundo estão concentradas em apenas 10 países.

8 - Existe mais água na atmosfera do que em todos os rios do mundo juntos.

9 - De acordo com a ONU, existem 783 milhões de pessoas no mundo que vivem sem água potável. Em 2025 esse número pode chegar a 1,8 bilhão.

10 - Na América Latina são 36 milhões de pessoas sem acesso à água de boa qualidade.

11 - Enquanto nos EUA as pessoas gastam, em média, 370 litros de água por dia, os africanos usam de sete a dezenove litros.

12 - Por não terem acesso à estrutura de saneamento básico, mulheres e crianças na África Subsaariana perdem até seis horas do dia caminhando longas distâncias para encher baldes de água. Em apenas um dia, a soma dessas viagens cobriria a distância de ida e volta à Lua.

13 - Uma torneira que goteja a cada segundo pode vazar três mil litros em um ano.

14 - Em São Paulo, os vazamentos nas redes de distribuição geram desperdício de 980 bilhões de litros de água por ano, em média, 30% da água tratada no município. Em Nova York são perdidos 13 trilhões.

15 - Para fazer uma calça jeans são necessários, aproximadamente, dez mil litros de água.

16 - Para produzir um quilo de manteiga são necessários 18 mil litros de água e para um quilo de carne gasta-se 15.400 litros.

17 - Um banho de 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 135 litros de água. Uma mangueira aberta pelo mesmo tempo pode desperdiçar até 280 litros.

18 - Em 2016, 1 em cada 7 mulheres brasileiras não tinha acesso à água. No caso dos homens, 1 em cada 6 não tinham água

19 - O consumo médio de água no país é de 154,9 litros por habitante ao dia

20- São necessários aproximadamente 50L de água por pessoa, por dia, para garantir que as necessidades mais básicas sejam atendidas                                                                                                 

Fonte: sitedecuriosidades ; ciclovivo e tratabrasil.

Para saber mais sobre água e saneamento, acesse:

NEWSLETTER

CONTATO

(11) 3021-3143