Brasil tem 47% das águas monitoradas em áreas urbanas com condições ruins ou péssimas

Home Institucional

Um estudo divulgado hoje pela Agência Nacional de Águas (ANA) revelou que a qualidade da água apresentou melhorias na maior parte dos pontos monitorados pelo órgão. Dos 1.988 pontos de bacias hidrográficas de quase todo o país monitorados nos últimos dois anos, 75% apresentam condições boas do Índice de Qualidade de Água (IQA). No entanto, 47% dos 135 pontos monitorados nas áreas urbanas do País apresentam condições péssimas ou ruins. 

O ?Panorama da Qualidade das Águas Superficiais ? 2012?, estudo conduzido pela ANA com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e dos órgãos gestores estaduais de recursos hídricos, evidência o lançamento de esgotos domésticos nos cursos de água como o principal problema a ser enfrentado em todo o País, em especial nas áreas urbanas.  

O estudo também revelou que a maioria (61%) dos pontos com condições péssimas e ruins está na Região Hidrográfica do Paraná, que possui 32% da carga remanescente de esgotos domésticos do País. Nessa região estão São Paulo, Curitiba, Goiânia e Campinas. Os pontos mais críticos estão em trechos de cabeceiras dos rios Tietê, Iguaçu e Meia Ponte.

O relatório completo pode ser acessado no site da ANA.

ANA - Agência Nacional de Águas 

http://www.ana.gov.br/

 

 

NEWSLETTER

CONTATO

(11) 3021-3143