Como a falta de saneamento básico afeta o meio ambiente?

Home Institucional
Imagem de Yogendra Singh por Pixabay

A Semana Nacional do Meio Ambiente é comemorada na primeira semana do mês de junho, quando no dia 5 se celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente. O objetivo é complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU, além de incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil.

Sabemos que o saneamento básico é o conjunto de medidas que visa preservar ou modificar as condições do meio ambiente com a finalidade de prevenir doenças e promover a saúde, melhorar a qualidade de vida da população e à produtividade do indivíduo e facilitar a atividade econômica. A partir disso, percebemos que o saneamento tem um grande papel nesse cenário, e apresentar ou não, os serviços de água e esgoto pode impactar diretamente no meio ambiente.

A situação do Brasil está longe de ser a ideal, o saneamento deveria cumprir um papel essencial para preservação do meio ambiente e na promoção da qualidade de vida para a população, mas infelizmente essa não é a realidade do país.

Atualmente, a porcentagem da população com acesso à rede de água e coleta de esgoto no Brasil é de 83,6% e 53,15% respectivamente. O volume de esgoto tratado está perto de 46%, e as perdas de água chegam aos 38,5%, de acordo com Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento ? SNIS -, 2018.

Quando pensamos em impactos no meio ambiente, os rios são os mais afetados com a falta de saneamento básico. Atualmente, todos os dias, 5.715 piscinas olímpicas de esgotos são despejadas em rios, mares e cursos d?água. A falta de esgotamento sanitário adequado, juntamente ao descarte irregular e as diversas ligações clandestinas de esgoto, afeta diretamente a natureza. Que por consequência impacta na saúde da população.

Dados retirados do Painel Saneamento Brasil, nova plataforma de dados do Instituto Trata Brasil, mostram que só em 2018, cerca de 233 mil casos por doenças associadas à falta de saneamento foram registrados no país, o que corresponde a uma incidência de 11 internações para cada 10 mil habitantes, resultando em 2180 mortes e uma despesa de aproximadamente R$ 90 milhões com as internações.

Um ecossistema bem preservado e bons serviços de saneamento são fundamentais para a sociedade. É fundamental que nossas casas tenham o esgoto coletado e tratado, caso contrário, não será só nossa saúde que será afetada, nosso meio ambiente se deteriorará constantemente todos os dias. Para evitar isso, faça também a sua parte, colabore para deixar os rios limpos, verifique com a empresa de água e esgotos ou na prefeitura se há rede coletora de esgoto em sua casa, reclame e avise as autoridades sobre os locais onde o rio recebe a poluição. Dessa forma, contribuiremos para saúde de todos, inclusive do meio ambiente.

Para saber mais, acesse:

NEWSLETTER

CONTATO

(11) 3021-3143