No texto do blog de hoje iremos abordar a relação que o saneamento básico tem com a saúde e o meio ambiente. Entrevistamos o Dr. Anthony Wong, pediatra, com currículo vasto como professor e diretor do Instituto da Criança, do Hospital das Clínicas da FM-USP; diretor do Instituto Brasileiro de Estudos Toxicológicos e Farmacológicos; e embaixador do Instituto Trata Brasil desde 2009.
Acostumado em discutir sobre o assunto, o médico nos conta como vê o saneamento básico no Brasil e as possíveis soluções para a saúde do país.
Qual a relação entre saneamento, saúde pública e meio ambiente?
Existe uma relação extremamente próxima e íntima entre saneamento, saúde pública e meio ambiente. É necessário salientar que o saneamento é a base de todo o sistema de saúde de um país. A saúde pública está intimamente ligada ao saneamento. O aumento de doenças infecciosas e contagiosas aumenta proporcionalmente à falta de saneamento e inversamente é a mesma coisa. As incidências de doenças infecciosas que levam a queda de produtividade, aumento de custos, aumento da conta em saúde, está totalmente ligado justamente a presença ou ausência de saneamento básico. Quanto ao meio ambiente, é a mesma forma, se você não tem uma rede de coleta de esgoto e não faz uma eliminação correta desse esgoto, tudo isso vai cair um dia a céu aberto e esses detritos que não são apenas os detritos humanos mas o lixo que o homem faz, alimentos são jogados, sacos ou até garrafas e caixas de substâncias químicas inclusive das tóxicas , que se espalha pelo meio ambiente, no solo depois até o lençol freático ou até os rios e lagoas e com isso é contaminado, tornando reservatórios de água inapropriados para consumo ou então requerendo um trabalho de tratamento extremamente caro pra tornar essa água possível de ser utilizada tanto para o ser humano como pelos animais. Outro ponto, é que o esgoto a céu aberto mesmo que ele não seja lavado pela chuva e pelos rios, ele acaba evaporando na atmosfera e qualquer alteração climática pode levar essa nuvem de substâncias tóxicas para muito longe, chegando a populações até mais distantes. Para concluir, a ausência de saneamento é uma das grandes causas de atraso de um povo, além de ser uma das principais causas de doenças que afetam a população, e mais ainda, a poluição dos rios e oceanos afetam a vida marinha que será usada também como fonte de alimento, gerando um grande ciclo de doenças que se originaram pela falta de saneamento básico.
- Qual a importância de discutir o assunto saneamento no país?
É de extrema importância discutir saneamento no Brasil, pois a falta de saneamento é como se fosse um ?buraco? de esgoto de uma propriedade inestimável, como se você desenvolvesse a economia de um lado, economizando e trazendo riquezas para um país, mas ao mesmo tempo tem um ?buraco? que é causado pelas doenças e infecções, longevidade diminuída e tantos outros grandes problemas na saúde causado pela falta saneamento. É como se fosse um ?buraco? sem fim que vai esgotando todo o desenvolvimento econômico de um país. Por outro lado, se você tiver um sistema de saneamento básico de uma certa forma adequado, então ocorrerão menos doenças, teríamos uma população mais produtiva, a economia na saúde e no ambiente estariam em alta e mais ainda, teríamos uma melhor qualidade de vida com a ausência de contaminantes e dejetos causados pela falta de saneamento básico.
- Qual a solução para a atual situação da saúde pública e saneamento básico no brasil?
O saneamento básico no Brasil não falta recursos ou falta muito pouco, o problema é que esses recursos são utilizados de forma inadequada. É muito mais prestigioso, muito mais importante e visível para o político inaugurar um hospital do que ele investir em saneamento básico e ninguém ver, sendo totalmente ilógico, pois a cada R$ 1 que é aplicado em saneamento básico representa uma economia mínima de R$ 4 na saúde. A partir disso, o dinheiro gasto pra construir um hospital, poderia ser gasto muito menos que isso em uma rede de esgoto, numa educação de saneamento básico, ensinando as pessoas certas e com isso economizando dinheiro, e mais do que isso, não seria nem necessário tantos hospitais, pois as pessoas não estariam frequentemente doentes para serem tratadas. A população estaria muito mais saudável para poder trabalhar com saúde, teriam mais força e com isso ocorreriam menos faltas e dias perdidos de trabalho devidos à doença. Prevenção é muito mais econômico e faz muito mais sentido dar certo, pois resultaria em uma população mais saudável e com qualidade de vida, além de sobrar dinheiro para outros investimentos. Então, lembrando mais uma vez, saneamento básico é a plataforma fundamental e essencial para o desenvolvimento do país. Não adianta ter um país rico com uma alta produção agrícola e industrial se você não investir em saneamento básico. Todo dinheiro e lucro que o país consegue com exportação e produção vai para o ralo devido à falta de saneamento básico.
Para saber mais sobre saneamento básico, saúde e meio ambiente, acesse: