Como é o cenário do saneamento básico em área rural?

Home Institucional

DSC07060

Sabemos que a falta de saneamento básico é um problema cada vez mais grave no país. Se este descaso é grande nas grandes regiões metropolitanas, o problema é ainda mais complexo nas áreas rurais e em outras isoladas do país, onde pouco sabemos sobre os indicadores de água e esgoto.

A maior parte desses locais ficam à margem dos serviços de coleta de esgoto e tratamento de água, sem esses serviços há grandes riscos às populações residentes nesses locais, denominados como área rural.

A tendência é que o saneamento na área rural continue caminhando numa velocidade menor do que nas áreas urbanas, por toda a complexidade do baixo adensamento de pessoas tornando inviável a construção das tradicionais redes de coleta e tratamento.

No entanto, a população dessas áreas merece o mesmo comprometimento do poder público. Cabe, portanto, ao Governo Federal, prefeitos e governadores propor soluções para estas áreas.

Para entender mais sobre a área rural, em maio de 2016, a líder de projeto do Instituto Trata Brasil, Edna Cardoso esteve em Holambra para implantação de fossas biodisgestoras em algumas comunidades rurais.

Esse tipo de tecnologia auxilia na diminuição de ocorrência de doenças e transforma o material gerado em biofertilizante, contribuindo de maneira efetiva para o tratamento dos esgotos nessas zonas.

A cidade pode se tornar a primeira do país a tratar 100% do esgoto na área rural. Você pode conferir a matéria realizada pelo Canal Rural, clicando aqui.

Confira mais dados sobre saneamento:

NEWSLETTER

CONTATO

(11) 3021-3143