Rio de Janeiro: Lixo flutuante na Baía de Guanabara

Home Institucional

Cidade sede da Copa do Mundo e das Olimpíadas 2016, o Rio de Janeiro precisa fazer um grande esforço se não quiser passar vergonha com a poluição em suas praias. O Instituto Trata Brasil recebeu essa semana, através de seu Embaixador, o velejador Lars Grael, informação sobre uma pequena praia, situada na Estrada Froés, próximo ao Iate Clube Brasileiro, na Baía de Guanabará, que se encontra bastante poluída.

 A situação por lá é agravante e tende a piorar se não forem tomadas devidas providências. A colaboradora do Instituto Grael, Andrea Grael,  realiza um trabalho solidário na Enseada de Jurujuba e vem mantendo a luta para que os moradores e turistas mantenham a limpeza na pequena praia.?A praia tende  a acumular o lixo, devido ao efeito do muro de um aterro que o referido clube construiu ao lado e viola radicalmente o traçado original da orla, avançando sobre o espelho d'água da Enseada de Jurujuba?, disse Andrea. É possível encontrar uma grande quantidade de vegetação, embalagens PET, grandes quantidades de isopor, sacolas plásticas, entre outros.

[caption id="attachment_2292" align="aligncenter" width="450"] Foto de Andrea Grael[/caption] [caption id="attachment_2294" align="aligncenter" width="450"] Foto de Andrea Grael[/caption] [caption id="attachment_2295" align="aligncenter" width="450"] Foto de Andrea Grael[/caption] [caption id="attachment_2296" align="aligncenter" width="450"] Foto de Andrea Grael[/caption] [caption id="attachment_2298" align="aligncenter" width="448"] Foto de Andrea Grael[/caption] As autoridades vêm implantando eco-barreiras na foz dos rios e prometendo acabar com os lixões entorno da Baía de Guanabara até 2014 ou 2016. Esperamos que a situação seja normalizada com a ajuda da população das demais cidades onde as praias são tomadas pela poluição.

NEWSLETTER

CONTATO

(11) 3021-3143