O Presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, participa amanhã, dia 25, do Seminário Regional de Saneamento Básico, em Vitória, Espírito Santo. Promovido por entidades como o Espírito Santos em Ação e Associações de Empresários de Cariacica, Serra e Vila Velha, o seminário irá mostrar a realidade capixaba de coleta e tratamento de esgotos e propor soluções para a universalização do saneamento básico no menor tempo possível.
Édison Carlos falará do cenário do tratamento de esgoto das grandes cidades, entre as quais estão alguns exemplos capixabas. Os dados do IBGE divulgados no final de abril revelam uma situação nada favorável: os dados preliminares do Censo 2010 mostram que, apesar de o Espírito Santo ter avançado no saneamento básico nos últimos 10 anos, o estado ainda está abaixo da média da Região Sudeste. Enquanto 67% das casas capixabas têm acesso à coleta de esgoto, a média do Sudeste é de 81%.
Além do Presidente do Instituto Trata Brasil, também estará entre os participantes o diretor-presidente da Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan), Neivaldo Bragato, que apresentará um panorama das ações realizadas e previstas para o Estado. Ao final do evento, ainda haverá uma mesa redonda com os secretários de meio ambiente dos municípios da Grande Vitória, cuja mediação será feita por Édison Carlos.