Trata Brasil questionou gestores e candidatos de 79 municípios do País sobre coleta e tratamento de esgoto

Home Institucional

Antes e durante o período eleitoral o Trata Brasil promoveu uma ação de comunicação com candidatos a prefeito de 79 municípios, com mais de 300 mil habitantes, informando e questionando os índices de cobertura de coleta e de tratamento de esgoto das cidades avaliadas.

O comunicado, com dados oficiais extraídos do SNIS 2006 (Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento), disponíveis aos eleitores no site do Ministério das Cidades, se estendeu ainda aos atuais gestores incluindo prefeitos, presidentes de câmaras e secretários de saúde.

O Instituto questionou: "O que o senhor pretende fazer para que o serviço de coleta e tratamento de esgoto atenda 100% da população de seu município?"

A ação resultou na contrapartida por parte de muitos atuais gestores que responderam com propostas e medidas que estão sendo tomadas em seus municípios. É realmente essa a postura que o Trata Brasil espera!

Em um ano de eleições municipais é preciso expor os números oficiais e cobrar as propostas dos candidatos. O Instituto agradece os gestores que se manifestaram e destaca os municípios - Salvador (BA) e Jundiaí (SP) que já tratam adequadamente 100% do esgoto que coletam.

O município de Sorocaba (SP) se manifestou com suas metas de universalização do serviço com previsão até abril de 2009.  Uberlândia (MG), que também registra um alto índice de tratamento, também se pronunciou.

O resultado da divulgação provocou esclarecimento por parte de alguns municípios como é possível conferir nas propostas dos candidatos à prefeitura de Guarulhos (SP), município que despeja 100% de esgoto in natura diretamente nos rios e mananciais, que inclui o rio Tietê. Ouça a entrevista pelo link:  http://cbn.globoradio.globo.com/cbn/eleicoes2008/eleicoes2008_sp.asp

O Instituto Trata Brasil alerta que continuará "De Olho": sem coleta e tratamento de esgoto não há saúde, não se preserva o meio ambiente, não há desenvolvimento, não se constrói um país justo para os brasileiros. 2008 Ano Internacional do Saneamento.

NEWSLETTER

CONTATO

(11) 3021-3143