A água é o principal elemento que está presente em nosso cotidiano, nas escolas, nas empresas e principalmente dentro de casa. Devido a necessidade básica do ser humano, é de extrema importância que esse recurso seja de qualidade, até mesmo para realizarmos atividades domésticas básicas, como cozimento de alimentos, banho e afins.
De acordo com dados do Governo Federal, o país Brasil ainda possui 25 milhões de pessoas sem acesso à água tratada, e mais de 100 milhões sem coleta e tratamento de esgoto, além de 6,5 milhões sem um banheiro adequado, o que pode contribuir para o aumento de internações por doenças causadas pelo contato com uma água contaminada que conseqüentemente causa impacto nos indicadores de saúde e educação.
Vale ressaltar que, com as fontes se tornando cada vez mais escassas, é importante repensar o modo de consumir a água e como reutilizá-la melhor, conscientizar as pessoas para a necessidade de preservar a água a partir da mudança de hábitos, assim como informar sobre os impactos da falta dos serviços de coleta e tratamento de esgoto na vida das pessoas.
Ainda para o ITB, para um resultado otimista é necessário que prefeitos e governadores priorizem o saneamento, disponibilize o acesso aos recursos financeiros e principalmente que cumpram os prazos.