Na semana do dia 6 ao dia 9 de novembro, a equipe do Instituto Trata Brasil, juntamente com a equipe da BRK Ambiental e a embaixadora e ex-ginasta, Daiane dos Santos estiveram na cidade de Porto Ferreira, no interior de São Paulo para realizar o projeto "Água nas escolas - Gotas de Futuro" em escolas municipais da cidade.
As equipes foram recepcionadas pela secretaria da educação da cidade, juntamente com o Prefeito Rômulo Rippa e a Secretária, Claudia Regina.
[caption id="attachment_5793" align="aligncenter" width="510"] Foto: Prefeitura de Porto Ferreira[/caption]
Após a recepção, a equipe seguiu para a escola EMEF Professor Agostinho Garcia onde participaram professores, funcionários e alunos do 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano do ensino fundamental - período matutino e vespertino - totalizando 250 pessoas mobilizadas.
No segundo dia, 7 de novembro, o projeto esteve em duas escolas do município, EMEF Prof.ª Noraide Mariano e EMEFM Prof Bráulio Teixeira, no Centro de Porto Ferreira, totalizando 322 crianças de 4º e 5º ano do ensino fundamental, crianças e alguns professores.
No final da tarde, a ex-ginasta visitou o Centro Olímpico Nilcéa Zadra Barroso Carrera, a pedido do secretário de esporte da cidade.
No terceiro dia, a escola atendida foi a EMEF Prof. Bráulio Teixeira, no período da manhã e tarde, foram atendidos 180 pessoas, entre eles, alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, professores e população.
Sobre o Projeto Gotas de Futuro
Neste ano de 2017, o Instituto Trata Brasil lançou um novo projeto em parceria com a atleta Daiane dos Santos. Trata-se do ?Água na Escola ? Gotas de Futuro?, que aconteceu em algumas escolas das cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, mais próximas à bairros e regiões que abrigam mais de 40 mil moradores e cujas escolas demandam atividades de educação ambiental. É também um local que busca resolver os problemas de saneamento básico, em especial o acesso ao esgotamento sanitário.
O projeto objetiva, através de palestras recreativas e atividades lúdicas, conscientizar pais, alunos, professores e funcionários sobre a importância do uso racional da água e de reivindicarem as redes para coleta e tratamento dos esgotos. Trata também da importância de as moradias estarem conectadas às redes, onde elas já estejam instaladas. Saneamento básico ajuda a termos qualidade de vida e nos protege contra as doenças da água poluída.