Na semana de 02 a 06 de outubro, o Instituto Trata Brasil apresentou novo projeto, apadrinhado pela embaixadora e campeã mundial Daiane dos Santos e com apoio da Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.
Trata-se do projeto ?Água na Escola ? Gotas de Futuro?, que aconteceu em escolas municipais do estado do Rio de Janeiro, especificamente em Duque de Caxias, Campo Grande junto à Pastoral da Criança e Botafogocom participação especial da embaixadora Isabel Swan. Além disso, visitamos o Projeto Reação do embaixador Flávio Canto localizado na Ilha do Governador e o Instituto Grael do embaixador Lars Grael, localizado em Niterói.
O tema ?saneamento básico? foi escolhido porque no Brasil ainda há grandes desigualdades no acesso à água tratada, coleta e tratamento de esgotos. Segundo o Ministério das Cidades, ano 2015, o país ainda possui mais de 35 milhões de brasileiros sem água tratada e cerca de 100 milhões sem coleta de esgotos, principalmente nas áreas mais vulneráveis (favelas, áreas irregulares, bairros afastados).
O projeto Gotas de Futuro, objetiva, através de palestras recreativas e atividades lúdicas, conscientizar pais, alunos, professores e funcionários sobre a importância do uso racional da água e de reivindicarem as redes para coleta e tratamento dos esgotos. Trata também da importância de as moradias estarem conectadas às redes, onde elas já estejam instaladas. Saneamento básico ajuda a termos qualidade de vida e nos protege contra as doenças da água poluída.
Foram atingidas mais de 600 pessoas, entre eles alunos, professorese voluntários e ao final foram entregues gibis da Turma da Mônica, fruto da parceria do Trata Brasil com a Maurício de Sousa Produções e apoio da Sabesp e a cartilha feita com o Água Sua Linda!
O próximo passo será estender as atividades a outras escolas, sempre em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.