O acesso à água potável e ao saneamento básico são direitos básicos e essenciais de toda população, a lenta expansão das redes de água e de coleta e tratamento de esgoto, bem como a baixa qualidade dos serviços, trazem severas implicações em diversos setores da sociedade, tanto social, quanto econômico.
A maioria das comunidades de áreas irregulares possuem uma liderança local, que buscam junto a autoridades regularizar os serviços de água e esgoto. Temos como exemplo duas comunidades em São Paulo: Cantinho do Céu e Itajuíbe, que após muita luta de representantes foram beneficiadas com a implantação de serviço de abastecimento de água.
Essas comunidades são exemplos para outras que desejam conquistar direitos semelhantes. É certo de que a responsabilidade pelo saneamento básico é dos prefeitos, no entanto cabe a nós cobrar pelos serviços e exigi-los de maneira adequada. Quando temos saneamento melhoramos os indicadores de renda e educação, controle de patologias advindas do esgoto a céu aberto e preservação dos cursos de água e recursos ambientais.
Saiba como você pode reivindicar seus direitos:
1 ? Reunir e conversar
Fale com os moradores vizinhos e escolas sobre os problemas de saneamento local. Faça uma reunião com as pessoas interessadas e proponham soluções;
2 ? Conhecer o tamanho do problema
Quantas famílias no seu bairro, comunidade ou distrito estão sem abastecimento de água ou coleta de esgoto, lixo e com problemas de enchente?
3- Pensar em soluções
O que fazer para resolver a falta de água ou a coleta de lixo? Para quais ações o próprio grupo pode apresentar soluções? Quais ações vocês precisam de ajuda?
4- Escolher representantes
Quem do grupo pode contribuir na conscientização dos demais?
5- Divulgar para a comunidade
É hora de engajar todos os moradores: saneamento básico é um direito garantido por lei! Que tal uma apresentação ou exposição na comunidade?
Para acessar o site do Trata Brasil, clique aqui.