Hoje, dia 5 de setembro, é comemorado o Dia da Amazônia !
A Amazônia possui a maior reserva natural do planeta e é rica em recursos naturais, além de ser responsável por um dos maiores mananciais de água doce do mundo.
São esses e outros motivos que fazem o Dia da Amazônia ser merecedora de tanta atenção, uma vez que precisamos nos preocupar com a proteção da floresta amazônica e de todas cidades próximas a essa região e que podem ser afetadas com a falta de saneamento básico.
A região Norte do Brasil como um dos principais elos da Amazônia
A Região Norte do Brasil é responsável por quase toda formação da Região Amazônica e é considerada uma das mais precárias em questão de saneamento básico. Tais números trazem preocupação para a preservação da Amazônia e até mesmo para a equidade do bem-estar humano.
À título de exemplos, há capitais nortistas, principais municípios da Região Amazônica, com indicadores de atendimento em água próximos ou abaixo de 50%, como é o caso de Porto Velho (RO) e Macapá (AP), abastecendo apenas de 36% da sua população com água tratada.
No Estado do Amazonas a situação não é diferente, com 76% das residências de seus municípios com água tratada, enquanto o seu índice de perdas na distribuição de água é de 44%.
Isto é, o estado tem a maior parte da floresta, com uma porcentagem invejável de água doce, mas ainda não consegue ofertá-la para toda sua população para consumo, assim como desperdiça a água limpa, já tratada, quase pela metade.
Hoje, a cobertura de esgoto da Região Norte é a mais baixa do País. Menos de 8% de toda população nortista vive sem acesso à coleta dos esgotos, agredindo nosso imenso bioma e colocando em risco o meio ambiente da região.
Dia da Amazônia: Como ela é importante para nossas vidas
Antes de tudo, é importante compreender a importância da Amazônia e quão necessária ela é para nossa sobrevivência:
- É na Amazônia que nasce os rios flutuantes, trazendo chuvas para as demais regiões do Brasil;
- A Floresta Amazônica é considerada a maior floresta tropical do mundo;
- A Amazônia possui mais de 30 mil espécies de plantas;