Em ano de eleição, o Jornal Nacional, da Rede Globo, encomendou ao Ibope uma pesquisa para saber quais as maiores preocupações dos cidadãos brasileiros. Os 2.002 entrevistados selecionaram os temas com base em uma lista em ordem alfabética: custo de vida, educação, emprego e salário, habitação, infraestrutura, que envolve, por exemplo, estradas, portos e fornecimento de energia. E também meio ambiente, saneamento, saúde, segurança pública e transporte público.
A pesquisa revelou que a principal preocupação do brasileiro é a saúde. Por outro lado, o cidadão brasileiro apontou o saneamento básico como a 8ª maior preocupação. Porém, a pesquisa ?Benefícios Econômicos da Expansão do Saneamento Brasileiro?, encomendada pelo Instituto Trata Brasil a FGV mostra que o saneamento básico está diretamente relacionado a saúde e, que se o País universalizasse o acesso ao saneamento básico, seria possível evitar muitas internações e mortes por diarréia e doenças gastrointestinais. Vale lembrar que essas doenças são causadas principalmente pela falta de acesso ao saneamento.
Além do desconhecimento da relação entre saneamento e saúde, outro ponto que também colabora para o resultado da pesquisa encomendada pelo Jornal Nacional é o desconhecimento da população sobre o tema saneamento básico. Em 2008, o Instituto Trata Brasil encomendou ao Ibope uma pesquisa de opinião pública inédita sobre as percepções da população das maiores cidades do País relacionadas aos serviços de saneamento básico. O resultado foi surpreendente: 31% da população desconhecem o que é Saneamento e apenas 3% relacionavam o saneamento à saúde.
Acesse aqui a pesquisa Benefícios Econômicos da Expansão do Saneamento BrasileiroAcesse aqui a pesquisa Percepções dos Brasileiros sobre Saneamento BásicoClique aquipara assinar nosso Manifesto pelo Saneamento Básico e cobrar de seus candidatos um compromisso com a universalização dos serviços de saneamento!