Investimentos do Governo Federal nas 12 cidades podem auxiliar no objetivo de universalizar o saneamento básico para as populações locais
Sempre que um país é sede de uma grande competição esportiva internacional, fala-se do legado em infraestrutura para suas cidades. E o maior gargalo em infraestrutura no Brasil hoje está no saneamento básico.
E para mostrar esse problema, o Instituto Trata Brasil fez um retrato das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 no que se refere ao saneamento básico. Belo Horizonte é a cidade com maior cobertura de rede de esgoto, com mais de 97%, enquanto Natal é a última colocada, com apenas 21% da população atendida.
E como saneamento básico é saúde, seguem alguns dados:
Fortaleza e Natal estão no topo do índice de mortalidade infantil;
Fortaleza repete o primeiro lugar, seguida de Recife, no índice de doenças infecciosas parasitárias entre crianças de 1 a 4 anos;
Porto Alegre, Recife, Cuiabá, Manaus e Natal estão abaixo da média nacional de rede de esgoto (50%).
Clique aquie acesse a tabela com os dados sobre as cidades-sede. Divulgue estas informações e comente a discussão sobre saneamento básico em sua cidade.
Sobre o Instituto Trata Brasil
O Instituto Trata Brasil é uma OSCIP - Organização da Sociedade Civil de Interesse Público - que visa coordenar uma ampla mobilização nacional, para que o País possa atingir a universalização do acesso à coleta e ao tratamento de esgoto.
Alguns dados alarmantes:
Apenas metade da população brasileira tem acesso à rede de coleta de esgoto. Diante de quase 100 milhões de pessoas que não contam com a mesma sorte.
O tratamento do esgoto coletado chega a apenas 30% da população, um índice muito inferior a outros países sul-americanos, como o Chile, onde 97% dos domicílios têm coleta de esgoto.