Muitos municípios brasileiros, assim em outros lugares do mundo, como a Austrália, por exemplo, estão sendo novamente castigados pela chuva. A diferença é que no Brasil, já virou cenário comum a destruição de cidades e de lares, especialmente dos mais carentes, durante essa época do ano. E, apesar de todos já sabermos disso, continuamos vivendo num círculo vicioso: o governo conhece as causas, mas não as ataca. Assim, continuamos, ano após ano, apenas pagando pelos prejuízos causados pela chuva.
Nos noticiários e nas redes sociais, tudo o que vemos são os prejuízos materiais: trânsito, lares destruídos, móveis perdidos, automóveis perdidos e uma lista imensa de danos materiais. Mas, pior do que isso, é o dano que ninguém está enxergando. Trata-se de um verdadeiro inimigo invisível: são as doenças causadas pela dupla chuva e esgoto a céu aberto, conforme alerta o Pediatra e Embaixador do Instituto Trata Brasil, Dr. Anthony Wong.
Segundo o Dr. Wong, infelizmente, todo aquele lixo que é dispensado incorretamente pela população, seja nas ruas ou nos rios, como é o caso de garrafas pet, sacolas plásticas, entre outros itens, acaba evaporando com as chuvas e afetando a vida de todos nós: seja rico, pobre, criança, jovem, adulto, que more na comunidade carente ou no condomínio de alta classe. Todos iremos respirar substâncias tóxicas que são altamente prejudiciais a nossa saúde. Os problemas respiratórios são apenas um exemplo do que a falta de saneamento básico, junto com as chuvas, podem causar a população. É um mal silencioso, que não vemos chegar.
Por isso é tão importante a mobilização de toda a sociedade em prol do saneamento básico. E esse é o papel do Instituto Trata Brasil. Acesse o nosso site, divulgue a seus amigos e ajude-nos a divulgar essa causa tão importante! Vamos juntos cobrar o Poder Público para garantir saneamento para todos e acabar de vez com esses problemas!