Um aparelho que abriga equipamentos de transmissão de dados e um sensor é lançado no rio Tietê para medir a oxigenação da água. O flutuador viaja por 500 quilômetros de Biritiba Mirim,onde o rio ainda é limpo até Barra Bonita, passando por 30 municípios, inclusive a capital.
Todos os dias, 1,678 bilhões de litros de esgoto são despejados no Tietê só na Região Metropolitana, fora o lixo das ruas. Toda esta poluição causa a redução de oxigênio no rio, provocando a morte de peixes e outros animais e a formação de gases tóxicos ou de cheiro desagradável.
O rio cruza a maior região metropolitana do País e envergonha São Paulo. A cidade será sede da abertura do evento mais prestigiado do esporte, a Copa do Mundo. Em 2014 milhares de turistas de todos os lugares terão a oportunidade de conhecer nossos atrativos. O Instituto Trata Brasil acredita que a partir de ações de planejamento e aplicação de recursos em saneamento, podemos apresentar aos nossos visitantes um cartão- postal bem diferente do atual: O Rio Tietê mais limpo e saudável.