A ausência de serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto tem impacto direto em diversas áreas da sociedade, desde educação, saúde pública e qualidade de vida. Entre as principais doenças que afetam a população está a diarreia, que de acordo com o estudo ?Inherinting a Sustainable World? ? Atlas on Children?s Health and the Environment? realizado pela Organização Mundial de Saúde, é uma das principais causada da morte infantil no mundo.
Os dados mostram que 842 mil mortes ocorridas em 2012 nos países de renda média e média-baixa foram causadas por água potável contaminada, por instalações inadequadas para a lavagem das mãos e por serviços sanitários inapropriados ou inadequados.
Muitos municípios ainda não estão ligados às redes de esgoto, e, portanto, despejam seus esgotos de forma inadequada no meio ambiente que são em sua maioria direcionados para nossos, rios, praias e outras áreas de lazer, afetando diretamente a vida da população, não apenas no Brasil, mas em todo mundo.
Além dos problemas gastrintestinais, ainda temos os causados pelo Aedes Aegypti, um mosquito que transmite doenças como Dengue, Zika vírus, Chikungunya e febre amarela e que se multiplica através dos acúmulos de água parada, independente de ela ser limpa ou não.
A universalização do saneamento básico, em especial dos serviços de coleta e tratamento de esgoto, é urgente para que esse panorama mude, a fim de melhorar a saúde da população e para diminuir os gastos com internação por essa enfermidade, e principalmente a mortalidade.
Para conferir outros estudos no site do Trata Brasil, clique aqui.