Dia 12 de Outubro, é comemorado o Dia das Crianças no Brasil. Enquanto milhares de crianças estão ganhando brinquedos eletrônicos, carrinhos, bonecas, patinetes, e até mesmo celulares, milhões de crianças vivem em lares sem condições adequadas de saneamento, sujeitas a contaminações e doenças diarréicas que, em alguns casos, levam inclusive a morte.
No dia em que milhares de crianças estão abrindo seus presentes, ansiosas para usá-los logo, 7 crianças estão morrendo no leito de um hospital por uma doença acarretada pela falta de saneamento. Tudo o que essas crianças querem é viver com um pouco de dignidade, em um lar onde tenham pelo menos um banheiro. Essas crianças querem se ver livres das doenças relacionadas ao saneamento inadequado, querem viver uma vida saudável, brincar em uma piscina ao invés do esgoto a céu aberto, querem ir pra escola ao invés de irem para o hospital.
Segundo pesquisa do IBGE, em 2009, quase 60% das crianças de até 14 anos, ou seja, 46,3 milhões residiam em domicílios em que pelo menos um serviço de saneamento (água, esgoto ou lixo) não era adequado. Além disso, um total de 5 milhões moravam em domicílios onde as três formas de saneamento eram inadequadas simultaneamente.
Neste Dia das Crianças, reflita sobre a situação em que mais de 50 milhões de crianças estão vivendo. Você pode mudar essa situação: exija o básico de nossos governantes. Acompanhe de perto o que está sendo feito na sua cidade, cobre os governantes locais, mobilize seus familiares, amigos e colegas a fazerem o mesmo. Nossas crianças merecem um futuro melhor!