Dia 5 de agosto é datado o "Dia Nacional da Saúde", o dia foi elaborado e oficializado para conscientizar a população sobre o cuidado com o bem-estar, qualidade de vida da população e a prevenção de doenças. Algumas pessoas não compreendem a relação entre o saneamento e com a saúde, mas o que todos precisam saber é que há uma ligação estreita e completamente conectada, pois o saneamento previne diversas enfermidades.
O Brasil é país que apresenta deficiências com os serviços de água e esgoto e apresenta centenas de áreas irregulares, sabemos que são mais de 35 milhões de brasileiros sem o acesso ao atendimento de água. Já quando falamos de esgoto, cerca de 100 Milhões de brasileiros não têm acesso a coleta de esgoto, apenas 44,92% dos esgotos do país são tratados.
A ausência de serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto tem impacto direto em diversas áreas da sociedade, desde educação, saúde pública e qualidade de vida. O Lançamento do esgoto in natura impacta principalmente as áreas irregulares, desencadeando inúmeros prejuízos.
De acordo com dados do estudo Benefícios Econômicos da Expansão do Saneamento brasileiro 2017 - Instituto Trata Brasil e Organização Mundial da Saúde (OMS),se 100% da população tivesse acesso à coleta de esgoto haveria uma redução, em termos absolutos, de 74,6 mil internações. 56% dessa redução ocorreria no Nordeste onde os índices são gritantes.
A quantidade de doenças que a falta de saneamento básico pode causar é enorme, você pode conferir algumas que separamos na lista abaixo!
Quais doenças o saneamento previne?
[caption id="attachment_7364" align="alignleft" width="208"] Via web[/caption]
Diarreia: a diarreia é uma doença gastrintestinal que pode ser contraída por água e/ou alimentos contaminados. Fizemos um post sobre o assunto, você pode conferir aqui.
[caption id="attachment_7367" align="alignleft" width="235"] Via web[/caption]
Leptospirose: a leptospirose está liga à locais com saneamento precário onde os roedores se proliferam, como locais perto de córregos, aglomerados subnormais. Temos um post específico sobre a doença, clique aqui.
[caption id="attachment_7366" align="alignleft" width="225"] Via web[/caption]
Dengue: a dengue é transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti que se multiplica em água parada. O mosquito atualmente é transmissor de outras doenças, como Zika Vírus. Quer saber mais? clique aqui.
[caption id="attachment_7365" align="alignleft" width="236"] Via web[/caption]
Amarelão: o amarelão é a doença do Jeca Tatu, é transmitida principalmente por um parasita que pode ser encontrado no solo contaminado.
Confira mais dados sobre saúde: