[caption id="attachment_3182" align="alignleft" width="343"] Foto: Sanepar[/caption]
Em entrevista para a rádio CBN, Édison Carlos, presidente executivo do Instituto Trata Brasil, explicou que a 3ª colocação do município de Maringá, localizado no estado do Paraná, deve-se ao investimento e prioridade da prefeitura perante o Saneamento Básico.
De acordo o estudo, na cidade de Maringá 100% da população possui água tratada, 91% possuem coleta de esgoto e 90% esgoto tratado, além disso, a perda de água é mínima - diferente da maioria dos municípios do Brasil, que não investem em saneamento básico.
Os problemas causados pela falta de saneamento envolvem complicações mais sérias do que apenas o mau cheiro, os esgotos a céu aberto causam doenças à população. ?As piores cidades em falta de saneamento também são as piores em doenças. Principalmente cidades da região Norte, que chegam a gastar no sistema de saúde 40 vezes mais com taxa de internação por diarreia do que cidades de São Paulo e Paraná, então investir em saneamento da retorno porque a cidade melhora como um todo?, afirma o presidente do Trata Brasil.