O Instituto Trata Brasil apresentou, na última sexta-feira, 29 de Janeiro, as diretrizes para elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico de Catanduva e Olímpia. Os eventos, realizados em Catanduva e Olímpia, contaram com a participação de Secretários Municipais e representantes de entidades dos dois municípios.
Na ocasião, foram discutidas questões relevantes dos planos, como as principais conseqüências da implantação, abrangência, níveis de atuação, audiências públicas, unidade básica de planejamento e etapas da elaboração.
O próximo passo será a formalização, por meio de decreto, do grupo técnico executivo (GTE) da Prefeitura, e posteriormente de um grupo técnico ampliado (GTEA), que serão capacitados pelos engenheiros do ITB para proceder aos diagnósticos necessários.
A iniciativa, que envolve a Pastoral da Criança e a Agência Nacional de Águas (ANA), entidades apoiadoras do Trata Brasil, se deve ao acordo formalizado entre o Instituto Trata Brasil e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Turvo/Grande (CBH-TG), em dezembro, na cidade de São José do Rio Preto. O acordo estabelece um compromisso em busca da universalização dos serviços de coleta e de tratamento de esgotos em todos os 66 municípios que integram a bacia.