Novos indicadores do saneamento não mostram avanços

Home Institucional
OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O ?Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgotos?, com base em dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento ? SNIS, foi publicado na última semana, este documento apresenta os principais números do saneamento básico (água e esgoto) no ano de 2014.

De acordo com o diagnóstico, a ampliação da rede de água de 2013 para 2014 cresceu apenas 1,5%, enquanto a coleta de esgoto subiu 3,7%, o que significa um atraso na evolução das metas estipuladas pelo Plansab (Plano Nacional de Saneamento Básico), como universalizar os serviços de água e esgoto até 2033. Além disso, os dados principais de abastecimento de água, coleta e tratamento dos esgotos não avançaram nem 2 p.p. de 2013 pra 2014. O tratamento dos esgotos, que é o item mais preocupante da agenda do saneamento no  Brasil, elevou de 39% em 2013 para 40,8% em 2014, mostrando que pouco foi feito em relação a um dos problemas mais graves do país. A falta de acesso à coleta dos esgotos ainda assola mais de 100 milhões de brasileiros. 

Para o Trata Brasil, a lentidão no avanço tende a permanecer com os baixos investimentos dos governos, porém entende-se que a conscientização da população em relação ao problema está maior, ainda mais com o saneamento básico sendo tema central da Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2016. 

 

Para conferir o documento na íntegra, clique aqui.

NEWSLETTER

CONTACT

(11) 3021-3143