CentenasdecriançascriarãomensagemambientalgiganteempraiadeNiterói
Sanear a Baía de Guanabara é o principal desafio ambiental do Rio de Janeiro.
Ela é o ralo para onde escoam as águas das chuvas depois de lavar o chão de 16 municípios do seu entorno, onde moram quase 10 milhões de pessoas. Recebe a sujeira através dos rios que nascem límpidos nas serras e se transformam nos fedidos Sarapuí, Iguaçu, Alcântara ou Bomba, que conhecemos na Baixada. Nela vão parar pneus, sofás, sapatos, sacos plásticos, tudo que se pode imaginar. Inclusive a descarga dos verdadeiros ?banheiros públicos? em que estão transformadas muitas das nossas ruas. E quem já não viu um bueiro cheio de lixo?
O lixo prejudica os animais aquáticos, que confundem pedaços de plástico com comida e os ingerem, ou morrem enrolados em cordas e redes. Até embarcações de passageiros são obrigadas a parar ou desviar seu curso por causa do lixo. Dá para imaginar velejadores do mundo inteiro competindo num cenário assim degradado? Pois é: faltam apenas quatro anos para as Olimpíadas do Rio.
É tempo de Rio+20. Tempo de uma tomada de consciência global a respeito da sustentabilidade socioambiental. A Baía de Guanabara simboliza o que o Rio tem de melhor e também o seu maior desafio. A exuberância natural comprometida por décadas de descaso e falta de planejamento urbano. Não se pode mais conviver com um atentado tão flagrante ao meio ambiente aquático e à qualidade de vida urbana.
A campanha Mardelixonãotempeixe, do Instituto Baía de Guanabara (IBG), trabalha junto às crianças, escolas e comunidades para sensibilizar a população sobre a importância de limpar a nossa Baía.
Na manhã do dia 14dejunho,quinta-feira, vamos reunir centenas de crianças e adolescentes em uma grande manifestação na praia ao lado do terminal das barcas de Charitas. O resultado será uma sequência de imagens só captadas por fotos aéreas, transmitindo uma mensagem de preservação ambiental para o Rio, o Brasil e o mundo!
A ação é resultado de uma parceria entre o IBG, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade de Niterói, Projeto Grael, Barcas S/A, Instituto Fernanda Keller, Bem Tv, Projeto MAQUA (UERJ), Faculdades Integradas Maria Thereza, Eco Clin, Ativismo e Mobilização para a Sustentabilidade, Associação de Moradores do Preventório, Artista Plástico Elias Antoine, Kzen Comunicação Visual, Eco Ampla, Músico Fábbio Campello e Escolas Públicas. As crianças vão participar de diversas oficinas de atividades de educação ambiental, culminando com a mensagem na praia.
O futuro da Baía de Guanabara pode voltar a ser brilhante. E ele começa hoje!