Recentemente, o Instituto Trata Brasil lançou o seu novo site com um formato mais moderno e repleto de novidades, entretanto mais novidades estão surgindo. Nesta terça-feira (5), em comemoração ao Dia Nacional da Saúde, o Instituto divulga mais duas seções: Saneamento no Brasil e Saneamento no Mundo, áreas que contemplam os dados mais recentes e importantes do setor.
Neste contexto, a relação direta entre saneamento e saúde se torna ainda mais clara. Segundo a ONU, 3,5 milhões de pessoas morrem no mundo por problemas relacionados ao fornecimento inadequado da água, por ano. Doenças relacionadas a sistemas de água e esgoto inadequados e as deficiências com a higiene causam mortes e são frequentes, por isso é um dos principais problemas da sociedade.
Além de dados de Saúde, as novas páginas possuem também informações que comprovam que a falta destes serviços impactam em outros setores como, trabalho, turismo, qualidade de vida e meio ambiente.
Uma das novidades da área ?Saneamento no Brasil? é um mapa dinâmico com os principais indicadores do saneamento; Os dados são dos estudos do Instituto Trata Brasil, com base no Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), e estão compilados por estados, dando um panorama geral da situação do saneamento no Brasil.
Já em ?Saneamento no Mundo? o destaque é para as Metas do Milênio, especificamente a meta 7 ? Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente? onde o propósito de Reduzir pela metade, até 2015, a proporção de população sem acesso sustentável a água potável segura e a saneamento básico está longe de ser atingido.