A cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, é um exemplo quando falamos em serviços de saneamento básico. Toda a população possui água tratada e 99% com coleta de esgoto. Do esgoto coletado, 100% é tratado. Uma situação bem diferente das demais cidades do Brasil.
Os atuais índices de coleta e tratamento de esgotos na cidade foram conquistados através de investimentos que vem sendo realizados desde 2002, quando as tubulações de esgoto chegavam a pouco mais de 30% das casas. Hoje, explica Epaminondas Honorato, do Departamento de Água e Esgoto de Uberlândia, apenas algumas chácaras na zona rural do município não estão conectadas à rede de esgoto.
O município conta com um planejamento dos serviços de saneamento básico até 2060. Esse planejamento prevê, por exemplo, que pelos próximos 50 anos o município está preparado para fornecer água para uma população de até 3 milhões de habitantes. Além de investir na ampliação do sistema de captação de abastecimento de água, o município de Uberlândia também tem investido no combate a perda de água.
Cobre de seu prefeito que sua cidade também seja um exemplo em saneamento básico!
[caption id="attachment_3123" align="aligncenter" width="595"] Estação de Tratamento de Água (ETA) Bom Jardim - MG[/caption]